PERFIL

PERFIL
MÉDICOS DO MUNDO
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
A Médicos do Mundo (MdM) é uma organização não governamental que faz parte de uma Rede Internacional composta por 17 delegações que, em mais de 70 países, lutam para que o acesso à saúde seja um direito pleno para todos os cidadãos do mundo, através de mais de 400 projetos inovadores na área da saúde e de iniciativa de advocacy baseadas na evidência. 
Apesar da prestação de cuidados globais de saúde ser o pilar da nossa ação, não combatemos apenas a doença; lutamos por fazer chegar aos mais desprotegidos um conceito alargado de saúde, que inclui o bem-estar físico, psíquico e social. Como afirma o nosso lema: "Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça...". A MdM está atualmente ativa em Moçambique em Ndeja, distrito de Nhamatanda, provincia de Sofala. 
A Missão Ndeja é a resposta da Médicos do Mundo ao ciclone tropical Idai que atingiu a zona central de Moçambique na noite de 14 de março de 2019, desalojando cerca de 1.85 milhões de pessoas. Destes, cerca de 90 000 foram acomodados em 66 campos de reassentamento, onde a prestação de serviços de saúde constituí um desafio, pelo acesso limitado a cuidados essenciais, pela ausência de latrinas e escassez de água potável, comprometendo desta forma o bem-estar da população. 
 A delegação portuguesa da Médicos do Mundo, após quatro meses de presença em Moçambique, assumiu a coordenação e apoio do Campo de Reassentamento de Ndeja (posteriormente tornado-se em Centro), no distrito de Nhamatanda, provincia de Sofala, a convite da delegação espanhola da MdM. Objetivo geral do projeto: Melhorar o estado de saúde da população residente no Centro, através do reforço das prestações de cuidados de saúde primários. 
Entre as principais atividades da equipa MdM no Centro de Reassentamento de Ndeja estão o apoio a provisão de cuidados de saúde primários através de cuidados domiciliários, rastreios, nomeadamente de desnutrição e referenciação clínica para cuidados de saúde especializados. No âmbito da prevenção, a equipa MdM da Missão Ndeja apoia as campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e realiza encontros de planeamento familiar, disponibilizando-se para distribuir contraceptivos do Centro de Saúde de Ndeja à população do Centro de Reassentamento. 
Juntamente com os cuidados de saúde e a prevenção, a educação para a saúde é o terceiro pilar da ação do projeto Missão Ndeja. Palestras para saúde e demonstrações culinárias são instrumentos fundamentais para disseminar conhecimentos básicos e encorajar a adopção de comportamentos saudáveis na nutrição, autocuidado e adesão adequada às terapias medicamentosas. 
Em 2023 esperamos conseguir replicar as atividades do projeto noutros centros de reassentamento que ainda sofrem com as consequências do ciclone e desta forma continuaremos a perseguir ativamente o objetivo de garantir o acesso aos cuidados de saúde para todos. 



FICHEIROS
VÍDEOS
Por favor insira um email válido!
Votou com sucesso!
Já votou.
Email inválido! Por favor tente novamente.
CORPORATE