PERFIL

PERFIL
HEALTH4MOZ
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
 A Health4Moz ONGD é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, fundada em 2013 e movida pela solidariedade e vontade de um grupo de médicos e professores universitários portugueses. Tem como objetivo desenvolver solidariedade científica centrada na transmissão do conhecimento de excelência e na partilha de experiências, visando a formação de profissionais de saúde de Moçambique e a melhoria da prestação de cuidados de saúde às populações locais. 
O espírito de missão da Health4Moz incide num trabalho totalmente voluntário, pro bono, e é creditado pela academia, pelas sociedades científicas e pela Ordem dos Médicos de Portugal. 
Opera em Nampula, Beira, Inhambane e Maputo, tendo como parceiros a Ordem dos Médicos de Moçambique, praticamente todas as Faculdades de Ciências da Saúde públicas e privadas do país, os Hospitais Centrais e o Ministério da Saúde. Em 10 anos de história, a Health4Moz: - realizou 62 missões de formação no terreno e 28 webinars (em época de covid), - envolveu mais de 200 médicos, enfermeiros e dentistas portugueses, que voluntariamente integraram as equipas para a formação de colegas moçambicanos, em áreas tão variadas como pediatria, cardiologia, cirurgia, dentária, obstetrícia, cirurgia pediátrica, oftalmologia, endocrinologia, cuidados intensivos, cirurgia ambulatória, pneumologia…e muitas outras, indo ao encontro das solicitações dos colegas de Moçambique, resultando em mais de 20 mil médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de saúde de Moçambique formados e mais de 10 mil alunos de todas as Faculdades de Ciências da Saúde de Moçambique capacitados; um total de 2150 crianças dos 6 aos 10 anos avaliadas e tratadas num programa de saúde oral escolar, 10 cirurgias em contexto de formação em cirurgia ambulatória realizadas e ainda 230 cirurgias oftalmológicas.
Organizou e apoiou mais de 40 estágios de profissionais de saúde de Moçambique em diversas instituições de saúde de Portugal e outros tantos estágios de colegas portugueses em instituições moçambicanas. Equipou, com a doação de um benemérito, uma unidade de Imagiologia no Hospital Central de Nampula. 
 Em 2019, na sequência do IDAI, a Health4Moz foi incapaz de ficar indiferente à catástrofe que se abateu sobre a cidade da Beira, bem como aos pedidos de apoio dos colegas, e assumiu a reconstrução do Hospital Central da Beira (HCB), gravemente danificado e parcialmente inoperante. 
 O HCB é o 2º maior hospital de moçambique e um dos maiores de África, servindo cerca de 8 milhões de habitantes. Esta obra hercúlea, totalmente fora da nossa zona de missão -a formação em saúde- teve início com o movimento #unidospelabeira# criado pela Health4Moz em parceria com a Ordem dos Médicos de Portugal e foi programada, coordenada e desenvolvida de uma forma totalmente pro bono pela Health4Moz. Contou com a solidariedade da sociedade civil portuguesa e o apoio de mecenas, tendo terminado com a recente conclusão do Bloco das Enfermarias, o 9º e último Bloco a ser recuperado, este com o apoio do Camões IP. Mas a obra não termina aqui! 
A Health4Moz, ainda na sequência da destruição provocada pelo IDAI, equipou totalmente a unidade de cuidados intensivos e intermédios neonatais e 2 enfermarias de mães canguru do Hospital Central da Beira, sendo esta considerada a melhor unidade de neonatologia do país. Para o efeito contou com o apoio da CGD e do BPI. 
 Nunca é demais lembrar que a missão da Health4Moz é a formação, pelo que não podíamos deixar sem resposta o pedido do Departamento Científico do Hospital Central da Beira para a criação de um Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde. Assim, com total respeito pela traça arquitetónica, recuperamos o edifício mais antigo do HCB, com mais de 90 anos de história e, em Novembro de 2022, inaugurámos o Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde do HCB, considerado já um centro de formação referência no país. 
Será agora possível a realização de telemedicina, ensino em simulação médica, investigação e pesquisa e ainda de conferências (possuiu um auditório com 110 lugares), passo importante e fundamental para a melhoria do conhecimento dos profissionais de saúde. Para esta obra a Health4Moz contou com o apoio das Câmaras Municipais do Porto, Coimbra e Sintra (cidades geminadas com a Beira), da Visabeira, do IPO Porto e de mecenas. Mas o sonho comanda a vida. 
E sem descurar a nossa Missão de formação (que contará em 2023 com 10 missões de formação programadas em parceria com as Ordens Médicas e as Sociedades Científicas bem como a realização de um congresso de Doenças Emergentes) , temos um sonho: criar, de raiz, um Centro Materno-Infantil Universitário em Nampula. 
Localizada no norte do país, Nampula é uma das províncias mais carenciadas, com maior taxa de natalidade mas também de mortalidade materna e infantil, com a maior prevalência de malnutrição crónica em crianças menores de 5 anos e que, atualmente, se encontra em situação de elevada vulnerabilidade social, económica e sanitária. As condições degradantes em que são atendidas e tratadas as mulheres e as crianças, num hospital sobrelotado, são a motivação para perseguirmos este sonho. 
 Toda esta obra, ainda que totalmente voluntária por parte dos profissionais, só é possível graças à confiança e apoio de vários parceiros e beneméritos. Efetivamente, de forma a chegar a cada vez mais pessoas e conseguir alavancar ainda mais os resultados, a Health4MozONGD aposta num vasto programa de parceiros e parcerias, sendo estes que dão asas para voar e alento para continuar a colaborar com Moçambique, em prol de uma melhor saúde para a população, suportada no conhecimento de excelência e nas boas práticas.
VÍDEOS
Por favor insira um email válido!
Votou com sucesso!
Já votou.
Email inválido! Por favor tente novamente.
CORPORATE