PERFIL

PERFIL
PROSOCIAL
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Em Moçambique 53% das raparigas casam entes dos 18 anos, o que tem implicações graves no que diz respeito ao abandono escolar, projeto de vida pessoal e ciclo de pobreza. Por isso, o Centro de Dinamização Juvenil (CDJ) em Moçambique recorre a metodologias de inclusão, que integra elementos importantes da abordagem seguida pela ONGD Girl Move, com o fim de mitigar a gravidez precoce e o casamento prematuro, reduzir o elevado abandono escolar, aumentar as baixas competências pessoais e sociais e capacidade de liderança/transformação comunitária. 
Este itinerário inicia-se com um programa de Formação Inicial em Liderança dirigido especificamente a raparigas, que tem a duranta de um ano. De entre as que concluem esta formação são selecionadas, todos os anos, até 25 para frequentarem uma Formação Pedagógica de Mentoras no mês de Janeiro. Desta formação saem as que serão mentoras de cerca de 400 raparigas a entrar na adolescência que, organizadas em pequenos grupos, integram o Programa Acredita. Entre outras atividades, o Programa Acredita contempla formação em competências pessoais e sociais aplicadas ao seu contexto sociocultural e apoio ao estudo do Português e da Matemática. 
As mentoras, para além de formação teórico-prática para o exercício de funções junto das mais novas, beneficiam de um conjunto de processos de capacitação que visam o seu desenvolvimento enquanto pessoas realizadas capazes de exercer uma liderança ao serviço das comunidades que habitam. Paralelamente trabalha-se com as crianças do ensino primário através de um ATL, e com os jovens do ensino básico e secundário, através do centro de recursos, aumentando as possibilidades de desenvolvimento de competências através da educação não formal. No total, em 2023, serão 800 crianças e jovens que beneficiarão do conjunto de atividades propostas no Bairro da Liberdade (situado na Cidade da Matola/província de Maputo) e na localidade de Mavila (Província de Inhambane). Os CDJ são uma iniciativa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima que a PROSOCIAL apoia com recursos humanos, técnicos e financeiros. Conheça a PROSOCIAL e aceda a mais informação sobre este projeto em concreto em www.prosocial.pt.
FICHEIROS
Por favor insira um email válido!
Votou com sucesso!
Já votou.
Email inválido! Por favor tente novamente.
CORPORATE