TORNE-SE SÓCIO
|
ALEXANDRE DA FONSECA |
O Vice-Almirante Henrique Alexandre Machado da Silva da Fonseca nasceu em Lisboa, em 25 de Dezembro de 1946, frequentou o Colégio Militar e em 1963, com 16 anos, iniciou o Curso de Marinha da Escola Naval, que concluiu em 1967. Como oficial subalterno serviu a bordo dos N.R.P.'s "S. Gabriel", "Cte João Belo" e "Cte Hermenegildo Capelo" e comandou os N.R.P.'s "Ribeira Grande" e "Ariete". Colocado em 1971 na Escola Naval desempenhou funções de instrutor de Cálculos Náuticos e professor de Marinharia, especializando-se em 1973 em Armas Submarinas. Neste período cumpriu duas comissões de serviço, embarcado, em Moçambique e na Guiné, visitando ainda Macau, Timor, Angola, S. Tomé e Cabo Verde.
Como oficial superior, embarcado, foi o Oficial Imediato do N.R.P. "Alm. Magalhães Correia" e comandou os N.R.P.'s "Afonso Cerqueira" e "Corte Real" (MEKO 200), tendo por três vezes incorporado a STANAVFORLANT. Participou ainda em numerosos exercícios como Chefe de Estado-Maior ou Comandante de Força Naval (POTG). Em terra serviu no Estado-Maior General das Forças Armadas, Divisão de Relações Públicas, no Comando Naval do Continente, como Chefe das Divisões de Informações e de Operações, na Escola Naval como Professor de "Arte de Comando", no CINCIBERLANT, na Divisão de "Plans & Policy" e já como CMG dirigiu o CITAN, desempenhou as funções de Chefe de Estado-Maior do Comando Naval, em Oeiras, e comandou a Esquadrilha de Escoltas Oceânicos.
Em 1999 foi promovido a Contra-Almirante e colocado de novo no Comando Naval, como 2º Comandante, responsável pela logistica e pelo treino das unidades navais. Promovido a Vice-Almirante em 24 de maio de 2002, foi designado para as funções de Superintendente dos Serviços do Material, funções que exerceu desde 18 Junho daquele ano. Em 22 de Abril de 2004 foi designado Comandante Naval, cargo que exerceu até meados de Dezembro de 2005, tendo então passado á situação de reserva, a seu pedido.
O Vice-Almirante Alexandre da Fonseca recebeu numerosos louvores e as medalhas de Serviços Distintos (5), Aviz, Mérito Militar (2), Comportamento Exemplar (2), Cruz Naval, Vasco da Gama, a "Ordre Nationale du Mérit" e diversas Medalhas Comemorativas (3).
Frequentou a Universidade Técnica de Lisboa licenciando-se em Ciências Sociais e Políticas (1976) e os CGNG (1977) e CSNG (1987) no Instituto Superior Naval de Guerra, o "Naval Staff Course" (1978) no Naval War College, em Newport, Rhode Island e o PADE - Programa de Alta Direcção de Empresas, na AESE, Escola de Direcção e Negócios (2006/07).
Tem colaborado com artigos de opinião e de divulgação em diversas revistas de caracter especializado, foi membro do Conselho de Imprensa (1976/78) e Presidente do Conselho de Redacção dos "Anais do Clube Militar Naval", no biénio 1997/99. Presentemente é o Editor e Diretor da publicação bimestral "Revista de Marinha" e das "Edições Revista de Marinha". É membro ativo da Academia de Marinha, Sociedade de Geografia de Lisboa (Comissão de Estudos Corte Real e Secção de Transportes), e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, onde desempenha as funções de Vice-
Presidente do Conselho Supremo. É o Presidente da Assembleia Geral da firma NAVES,
Vice-Presidente do Instituto dos Mares da Lusofonia, Presidente do Conselho Consultivo
para a Economia do Mar da AESE e Presidente da Confraria Maritima de Portugal.
É casado com a sra. Dra. Maria de Fátima Hoppfer Rueda Cabral Sacadura. O casal
tem 7 filhos e quinze netos. Reside atualmente em Lisboa e em Colares, Sintra.
O Vice-Almirante Alexandre da Fonseca fala Francês e Inglês, e interessa-se por
Economia, História e Estratégia, bem como pela defesa dos Valores da Familia e da
Cidadania. Praticou remo e judo no passado, e atualmente "marcha" e natação.