ANTÓNIO COSTA MOURA

António Costa Moura
Embaixador de Portugal em Moçambique


António Manuel Coelho da Costa Moura nasceu a 16 de janeiro de 1963, no Porto. Licenciado em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) e pós-graduado em Estudos Europeus e em Ciências da Informação pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou atividade profissional como advogado em 1986, tendo, em 1987, sido nomeado assessor jurídico do Secretário de Estado Adjunto e, posteriormente, do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação.

Ingressado na carreira diplomática em 1990, foi nomeado adjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros em 1991, tendo, sucessivamente, exercido funções no Protocolo de Estado e no Departamento de África antes de ser colocado na Embaixada em Luanda, entre 1994 e 1997, e, de seguida, na Delegação de Portugal junto da NATO, em Bruxelas, entre 1998 e 2002.

Entre 2002 e 2004 exerceu, sucessivamente, funções de substituto legal do Chefe do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, de Diretor interino do Gabinete de Assuntos Económicos e de Diretor de Serviços de Política Externa e Segurança Comum da Direção-Geral de Política Externa.

Em 2005, foi nomeado substituto legal do chefe de Missão na Embaixada em Paris e, em 2009, Cônsul-Geral de Portugal em São Francisco.

Foi chamado, em 2011, a exercer funções de Diretor-Geral da Política de Justiça, tendo sido nomeado, em 2013, Chefe do Gabinete da Ministra da Justiça e Secretário-Geral da Conferência dos Ministros da Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). De 2013 a 2015 exerceu funções de Secretário de Estado da Justiça do XIX Governo Constitucional.

Em 2016, com credenciais de Embaixador, chefiou a Embaixada em Helsínquia e em Tallinn, na Estónia, até 2020, tendo assumido funções de Embaixador de Portugal em Maputo em março de 2021.

Ao longo da carreira, recebeu diversos louvores e menções honrosas pelo exercício de funções em gabinetes ministeriais e foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e com o grau de Oficial da Ordem da República, da Tunísia.

É autor e coautor de várias publicações nas áreas da Agricultura e dos Assuntos Europeus.

É pai de três filhas e avô de dois netos.

CORPORATE