FILOMENA OLIVEIRA

Filomena Raquel da Rocha Rodrigues Pereira de Oliveira, natural de Viana do Castelo, 59 anos.
Casada com Maurício de Oliveira, professor.
1 filha de 32 anos.
Residente na Herdade da Aroeira - Almada

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) em 1983 ( primeira licenciatura da escola hoje designada Nova Business School), completei o programa escolar do Mestrado em Economia da mesma escola em 1985 , exercendo em simultâneo funções académicas como assistente estagiária.

Ingressei no Departamento de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal em 1985 - Núcleo de Economia Monetária Interna, tendo sido requisitada no final de 1992 pela Direção Geral do Tesouro (DGT) como assessora do diretor geral para a área da dívida externa e subsequentemente como sub-diretora geral.

Na DGT participei nos trabalhos de obtenção de Rating da República de Portugal atribuído então pelas agências S&P, Moody's Investors Service e Fitch ( na época Fitch-IBCA), coordenando a equipa da DGT que esteve na origem do regresso de Portugal aos mercados de capitais. Contribui então para a estruturação e colocação de todas as emissões de dívida em moeda estrangeira da República, realizadas entre 1993 e final de 1998.
Coordenei o processo de redenominação para Euros da dívida portuguesa emitida em escudos, como sub diretora geral da DGT.
Em 1996 transitei para o recém formado IGCP onde permaneci até setembro de 1998 coordenando a atividade de financiamento da República nos mercados doméstico e internacional.
Representei a Republica em múltiplos comités.

Ingressei no Grupo Caixa Geral de Depósitos em setembro de 1998 onde ocupei cargos dirigentes na Direção de Mercados Financeiros, Direção de Negócio Internacional e Gabinete de Investor Relations.
Fui Diretora Geral Adjunta da Sucursal da CGD em França, Administradora não Executiva do Banco Caixa Geral Espanha e da CGD Finance.

Participei nos trabalhos de implementação da plataforma de mercado secundário de dívida pública - MTS Portugal - onde desempenhei funções de administradora em representação do Grupo CGD.

Em abril de 2015 assumi a presidência dos Conselhos de Administração da CAIXAGEST, FUNDGER ( ex- Fundimo) e CGD Pensões e da Comissão Executiva da Caixa Gestão de Activos.
Em 2016, a CaixaGest lançou o primeiro Fundo de Responsabilidade Social Português.
Nas várias funções por mim desempenhadas, tive a oportunidade de contribuir ativamente para a concepção do enquadramento legislativo e de mercado, e divulgação (nomeadamente junto de investidores internacionais e agências de rating) de novos instrumentos financeiros em Portugal, nomeadamente as Covered Bonds Portuguesas - Obrigações Hipotecárias e Obrigações do Setor Público bem como em obrigações titularizadas.
Coordenei o Grupo Go Portugal e representei a CGD como membro fundador do European Covered Bond Council no âmbito da Federação Hipotecária Europeia.
Representei o grupo CGD no European Saving Banks Group.
Até Julho de 2015 participei no European Strategy Group

Participei como oradora em numerosas conferências na Europa, Ásia , Estados Unidos e Canadá.

Em dezembro de 2016 fui nomeada vice presidente da CMVM com responsabilidades transversais destacando-se as áreas de planeamento estratégico e organizacional, financeira e administrativa, Inovacao financeira, literacia e gabinete de estudos.
Por inerência, assumi o cargo de Presidente da Comissão Diretiva do Sistema de Indemnização dos Investidores da qual fazem parte também o Banco de Portugal (vice-governador) e o Ministério das Finanças.
Coordenei o Grupo de Contacto para a Inovação Financeira do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Representei a CMVM no EUropean Risk Stability Board.

Lecionei na Faculdade de Economia da UNL, no Instituto de Comunicação Empresarial e no Instituto Superior de Gestão.

Membro da Associação Humanidades
Voluntária desde 1999 da Associação Acreditar.
Voluntária da Associação Renascer (IPSS de apoio a reintegração profissional e social de homens em situação de risco).

Pessoas, família, paixão por escrita e leitura, desporto, música e cozinha criativa a par da intervenção cívica fazem parte integrante e indissociável do meu ADN.

RELACIONADOS
PUB
CORPORATE