PRÉMIO LITERÁRIO FERNANDO LEITE COUTO

Prémio Literário Fernando Leite Couto é uma iniciativa promovida pela Fundação Fernando Leite Couto (Maputo, Moçambique) em parceria com a CCPM e C.M. de Óbidos, tendo como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da poesia e da prosa de ficção (romance, novela, crônica, texto dramático e conto), em língua portuguesa, da autoria de novos autores moçambicanos.


LISTA DE INSCRITOS 
    1
    Otildo Justino Guido
    Instituição
    O Silêncio da Pele
    Vencedor da edição 2021 do Prémio
    Cidade
    Natural de Inhambane
    Ver Perfil
    OTILDO JUSTINO GUIDO, Moçambicano, nascido no distrito de Maxixe, na província de Inhambane; formado em Contabilidade e Finanças; membro da Associação Cultural Xitende; co-mentor do Projecto Cultural Tindzila; é compositor, poeta e escritor; participou no projecto “Nova Poesia Africana de Expressão Portuguesa” (2015); participou na antologia Internacional da CPLP “Entre o Samba o Fado e a Poesia” (2015), participou na antologia “Obsessões” da editora Lua de Marfim (2015); participou na colectânea de contos “O Rosto da Fome” Vol.II da Afonso Editora (2015); participou na antologia internacional “Em Todos os Ritmos Da Poesia” (2016); participou na antologia “Galiza-Moçambique: Numa Linguagem e Numa Sinfonia”; participou na antologia “Poemas +258” Vol.I (2019); publicou em várias revistas nacionais e internacionais. É vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto, 2019
    2
    Maya Ângela Macuácua
    Instituição
    Diamantes Pretos no Meio de Cristais
    Vencedor da edição 2022 do Prémio
    Cidade
    Natural de Harare
    Ver Perfil

    Maya Ângela Macuácua nasceu a 22 de Outubro de 1994, em Harare, Zimbabué. Fez o curso de Direito na Universidade São Tomás de Moçambique, tendo concluído o grau de licenciatura na Universidade A POLITÉCNICA. É locutora e produtora de conteúdos jurídicos na Rádio e Televisão Alfa e Ómega. Coopera também com a Associação Forjadora Civitas Moçambique e a ONG sueca Focus on Africa. Venceu o Prémio Literário Fernando Leite Couto 2022, na categoria de romance, com a obra Diamantes Pretos no Meio de Cristais.

    3
    Geremias José Mendoso
    Instituição
    Quando os Mochos Piam
    Vencedor da edição 2022 do Prémio
    Cidade
    Natural de Nampula
    Ver Perfil

    Geremias José Mendoso nasceu a 22 de Agosto de 1996, na cidade de Nampula, em Moçambique. É enfermeiro licenciado pela Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio. Em 2019 foi vencedor do prêmio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian, em Portugal, com o seu livro de contos O Gato que Chora Como Pessoa. É vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2022, com o seu livro de contos Quando os Mochos Piam.

CORPORATE