PRÉMIO LITERÁRIO FERNANDO LEITE COUTO

Prémio Literário Fernando Leite Couto é uma iniciativa promovida pela Fundação Fernando Leite Couto (Maputo, Moçambique) em parceria com a CCPM e C.M. de Óbidos, tendo como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da poesia e da prosa de ficção (romance, novela, crônica, texto dramático e conto), em língua portuguesa, da autoria de novos autores moçambicanos.


LISTA DE CANDIDATOS 
Total Votos 0
    Otildo Justino Guido
    Instituição
    O Silêncio da Pele
    Vencedor da edição 2021 do Prémio
    Cidade
    Natural de Inhambane
    Ver Perfil
    OTILDO JUSTINO GUIDO, Moçambicano, nascido no distrito de Maxixe, na província de Inhambane; formado em Contabilidade e Finanças; membro da Associação Cultural Xitende; co-mentor do Projecto Cultural Tindzila; é compositor, poeta e escritor; participou no projecto “Nova Poesia Africana de Expressão Portuguesa” (2015); participou na antologia Internacional da CPLP “Entre o Samba o Fado e a Poesia” (2015), participou na antologia “Obsessões” da editora Lua de Marfim (2015); participou na colectânea de contos “O Rosto da Fome” Vol.II da Afonso Editora (2015); participou na antologia internacional “Em Todos os Ritmos Da Poesia” (2016); participou na antologia “Galiza-Moçambique: Numa Linguagem e Numa Sinfonia”; participou na antologia “Poemas +258” Vol.I (2019); publicou em várias revistas nacionais e internacionais. É vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto, 2019
    Maya Ângela Macuácua
    Instituição
    Diamantes Pretos no Meio de Cristais
    Vencedor da edição 2022 do Prémio
    Cidade
    Natural de Harare
    Ver Perfil

    Maya Ângela Macuácua nasceu a 22 de Outubro de 1994, em Harare, Zimbabué. Fez o curso de Direito na Universidade São Tomás de Moçambique, tendo concluído o grau de licenciatura na Universidade A POLITÉCNICA. É locutora e produtora de conteúdos jurídicos na Rádio e Televisão Alfa e Ómega. Coopera também com a Associação Forjadora Civitas Moçambique e a ONG sueca Focus on Africa. Venceu o Prémio Literário Fernando Leite Couto 2022, na categoria de romance, com a obra Diamantes Pretos no Meio de Cristais.

    Geremias José Mendoso
    Instituição
    Quando os Mochos Piam
    Vencedor da edição 2022 do Prémio
    Cidade
    Natural de Nampula
    Ver Perfil

    Geremias José Mendoso nasceu a 22 de Agosto de 1996, na cidade de Nampula, em Moçambique. É enfermeiro licenciado pela Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio. Em 2019 foi vencedor do prêmio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian, em Portugal, com o seu livro de contos O Gato que Chora Como Pessoa. É vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2022, com o seu livro de contos Quando os Mochos Piam.

CORPORATE